top of page
BANNER_NOSSA_PROPOSTA.jpg

Nossa Proposta

Educar é acolher os questionamentos das crianças sobre as coisas do mundo, não tanto para que as respostas sejam dadas, mas para promover a observação, o pensamento investigativo, a reflexão, ou seja, uma lógica argumentativa considerando a pluralidade de caminhos que podem ser construídos nessa busca constante do desejo de saber.

 

É importante sempre lembrar que os conteúdos centrais da vida das crianças se transformam em conteúdos educacionais, por isso vale a pena entrar na escola, já que, a educação é um despertar para essa leitura de mundo. Ler é interpretar os diferentes contextos de vida. Sendo assim, a escola precisa estar conectada com o processo de construção e constituição de cada criança que busca a sua identidade, enquanto ser único, diferente do outro. Conectada não no que cada criança ainda precisam ser ou no que ela não deveria ser, mas conectada sim, na maneira como ela responde às diferentes situações do cotidiano, como ela se afeta por estas situações, para que esse processo de construção possa ser mediado com respeito e acolhimento.

 

A escola é um ambiente potente que tem uma função ética no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, pois enquanto lugar de coexistência colabora com a construção da autonomia e da identidade delas. Desta forma, precisa ser um lugar onde faz sentido estar, que ofereça a percepção de uma vida com outros construída através da generosidade, da solidariedade e do respeito mútuo. A escola é um Projeto de Vida, porque ela acolhe na relação com as crianças a complexidade da vida.

A escola de educação infantil é o lugar onde se brinca para viver e aprender, porque brincar é coisa séria. É ler o mundo a sua volta, é participar ativamente das novas descobertas, é construir autonomia. As crianças têm uma organização própria, são ávidas por explorar e conhecer o mundo a sua volta. Elas aprendem em constante movimento e interação.

 

 

A ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Os Projetos construídos no chão da escola, a cada semestre, são elaborados com todos os professores envolvidos no processo de formação das crianças. O objetivo é buscar os caminhos para desenvolver as temáticas de maneira articulada aos diversos campos que oferecemos para a prática pedagógica como música, teatro, artes plásticas, psicomotricidade, laboratório de ciências e matemática, inglês e cozinha experimental. NesTa direção, temos sempre um desafio que é articular a exploração do tema de cada Projeto com esses diferentes campos para compor o cenário escolar e compor, também, os cenários dos eventos que são realizados com a participação das famílias, no percurso do ano letivo: Educare de Portas Abertas.

Nossa proposta é oferecer ambientes de aprendizagens preparados e organizados, com materiais que as crianças possam ter acesso, para que construam suas experiências e narrativas com os professores, de acordo com os seus trajetos pelo espaço escolar e com as propostas das oficinas realizadas no dia a dia. O ambiente escolar é preparado e organizado, diariamente, de modo que a criança encontre possibilidades de construir vivências significativas no campo das artes, da leitura, da construtividade, da expressividade, entre outras possibilidades que surgem nesse movimento de construção coletiva.

A PROPOSTA DAS OFICINAS SEMANAIS

O planejamento da semana é organizado através de Oficinas que exercitam a autoria coletiva e individual para que as crianças possam desenvolver o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

A estrutura do planejamento das Oficinas é apresentada através do tema que será explorado, da dinâmica que será desenvolvida e do objetivo que se pretende alcançar como eixo das aprendizagens visando o desenvolvimento integral das crianças. Temos alguns eixos de aprendizagens articulados pelas Oficinas. São eles: Oficina de Artes Plásticas e Escrita Criativa, Oficina de Teatro e Literatura, Oficina de Pesquisa e Culinária, Oficina de Música e Construtividade, Oficina de Inglês, Oficina de Psicomotricidade e Iniciação Desportiva e Oficina Laboratório de Ciências e Matemática.

0 a 2 anos

As crianças pequenas aprendem a maior parte das coisas sobre o mundo que as cerca através das brincadeiras, a exploração é o estímulo do aprendizado. Portanto, se elas são incentivadas, nesta fase, a explorar o mundo a sua volta, essa conduta da escola, de oferecer contextos de aprendizagem exploratórios, onde a criança possa observar, sentir, experimentar, formular hipóteses, essa conduta pode contribuir para que as crianças se tornem exploradoras ativas, ou seja, pesquisadoras, pois muitas tentativas vão sendo experienciadas, muitas hipóteses vão sendo formuladas no movimento de construir novas possibilidades na relação com as dinâmicas oferecidas. O planejamento das atividades desenvolvidas visa a construção de novas possibilidades no ato de brincar assegurando que as crianças tenham contato com diversos campos de leitura como artes, teatro, música, psicomotricidade, cozinha experimental e inglês. Por este caminho, incentivamos a liberdade de expressão para que novas descobertas aconteçam.

Entre 0 e 2 anos, as crianças praticam os chamados "jogos de exercício", as brincadeiras sensório-motoras. Sendo assim, estamos sempre promovendo a descoberta de novos objetos, a imitação dos gestos corporais e vocais de seus parceiros mais experientes, como também, dos educadores. Através dessas descobertas as crianças vivenciam um conjunto de condutas que podem ajudá-las a construir referências significativas para o seu desenvolvimento, explorando diferentes recursos levando-as a agir com progressiva autonomia.

BANNER_0_2_ANOS.jpg

3 a 5 anos

Buscamos criar com as nossas crianças uma consciência dinâmica a partir das vivências na escola. Na Educação Infantil os saberes construídos pelas crianças são formulados a partir das experiências realizadas no cotidiano escolar. O papel do professor é criar um espaço de pesquisa permanente, para que as suas intervenções possam estimular o desenvolvimento das crianças, possibilitar observações sobre a maneira como a elas operam nas relações com os contextos que surgem a partir das propostas oferecidas e o que nasce de compreensão para cada criança a partir dessas relações que são estabelecidas.

É fundamental que o educador saiba produzir perguntas pertinentes que levem às crianças a refletir sobre as experiências vividas, pois a tarefa é não só fazer a criança pensar sobre os temas das pesquisas realizadas, mas acima de tudo, proporcionar um espaço de articulação de saberes e construção de conceitos, mediando as situações de aprendizagem, oferecendo possibilidades para o passo seguinte, para a construção dessa rede de saberes.

BANNER_3_6_ANOS.jpg

A escola de Educação Infantil é espaço de interações e brincadeiras cotidianas. Nossas decisões e escolhas para a elaboração do planejamento das atividades do cotidiano seguem fundamentadas nos documentos oficiais tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil. Oferecemos no ambiente escolar experiências que explorem recursos flexíveis para que as crianças possam construir novas possibilidades no ato de brincar, assegurando que tenham contato com diversos campos de leitura como artes, teatro, música, psicomotricidade, cozinha experimental e inglês. Por este caminho, vamos incentivando a liberdade de expressão para que as novas descobertas aconteçam.

bottom of page